sexta-feira, julho 07, 2006

SALÁRIO?


Chegou o grande dia, o dia mais esperado por trabalhadores, proletariados, empregados, aqueles que a maioria trabalha arduamente para receber algo.Esse algo vem em papéis com valores, é o famoso dinheiro, “ bufunfa”, “grana”, “faz – me rir”, money, “din-din”, todos são expressões populares do famoso papelzinho que todos almejam ter para sobreviver.
Mas a maioria do povo brasileiro que trabalha o mês todo, recebe um salário mínimo, o que fazer com R$ 350,00 reais? Comprar á Vista é quase impossível, então faze-se prestações, paga-se o mínimo no cartão de crédito, e começam as dívidas cruéis. A pessoa que recebe ao final de seu trabalho mensal um salário mínimo, faz prestações nas lojas que inventam juros de 1% ao mês, pagam numa mercadoria o dobro , o triplo do valor, em 24 vezes, um abuso com os pobres, sustentam capitalistas de plantão que acionam o marketing para tirar dinheiro daqueles que menos tem, daqueles coitados, que só podem ter um DVD, um aparelho de som, uma geladeira, se pagar por ela uma fortuna em “leves” prestações.
Hoje é o grande dia de dar “Oi” para o salário e se despedir dele, pois temos contas, contas e mais contas, não temos como usa-lo, usufruí-lo em lazer, ir no Mc Dolnalt (isso não te pertence mais) , ir gastar em Shopping (isso nunca te pertenceu) .Hoje as dívidas estão sufocando a vida de muitas famílias, mesmo as famílias de alto nível de instrução. E é por isto que muitas pessoas atoladas em dívidas só conseguem viver enquanto estão dormindo.
O negócio é parar de pagar, é nos reunir-mos no SPC, no SERASA, para só assim conseguirmos dormir em paz, sem se preocupar em pagar as contas para não cair nas garras do SPC, pois você já vai está lá , então paciência, vamos dormir, ou não vamos? Não, não vamos, vamos é ficar preocupados em não poder comprar mais nada, precisamos comprar , fomos educados para consumir, viramos consumistas, estamos numa sociedade declarada capitalista, vivemos na globalização. Conclusão, estamos encurralados pelo capital, armaram uma para nós , são mais espertos, não dormem para isso, para arrumar meios de nos manipular, estamos perdidos, estamos sonhando em um dia mergulhar na piscina do Tio Patinhas, na ilusão de chegar a ser um Silvio Santos, mas acho que não hen, acho que eles não vão deixar.

2 comentários:

Mario Davi Barbosa disse...

Salário? Eu não sei, ainda não sei como consigo sobreviver nessas circunstãncias, mas como dizem: "brasileiro é forte e criativo e dá a volta por cima", porém retorna a se endividar e comoça tudo de novo, é a velha história da corrida dos ratos. Acho que são poucos os que conseguem dormir nessa situação de endividamento, eu às vezes não consigo, mas estou tentando me virar e dormir o maior tempo possível. O certo é que uma grande parte da população brasileira vive com 1 ou menos de 1 salário mínimo(e eu estou incluso nesta situação desde que decidir deixar a casa de mues pais!). Quem nuca teve um carnê das Casas Bahia ou uma divída de emprétimos absurdos que acabam fazendo com que a dívida aumente muito mais? Acho que a verdadeira saída é todos nós decidirmos parar de pagar nossos carnês, dívidas de cheque especial e coisas afim que cavam o nosso buraco. Se isso acontecese o país entraria em colapso, levando em conta que a maior parte da riquesa de banqueiros e donos de lojas de comércio é com os juros cobrados em cima das compras feitas. Eu apoio a campanha! Mas quem irá parar de comprar? Eu!

Mario Davi Barbosa disse...

Essa fotu eu gostei, ficou bem legal, aliás, o blog ficou melhor de se ler com a cor branca. bjos!