terça-feira, agosto 22, 2006

O que o Sistema irá trazer?



E a indagação não quer calar, ou quer?Nossos sistemas funcionam num andar de formiga.Dona Selma tenta viver miseravelmente, desigualmente.Pois vive num sistema capitalista, que gera espantosa desigualdade.Uns têm e outros não. Uns podem ter e outros se sacrificam para tentar ter.

Mas Dona Selma continua nos seus afazeres. Ela vive a vida igual a de milhõesde brasileiros, indicados como miseráveis.Além de fazer faxina, ela leva e trás seus filhos da escola pública, limpa suaprópria casa, faz render seu salário mínimo para seis pessoas.Por conta de seu sistema nervoso, vai cuidando de sua gastrite nervosa, diz que isso é coisa só de agora, da modernidade.

Ao visitar seu marido no cárcere que o encontra, fica num nervo só que se dá conta.Eta coisa desumana, depósito de seres humanos, onde degrada-se aos poucos.Lugar sujo, enferrujado, quebrado, lotado e insensato.É, deve ser culpa do sistema penal, que não cumpre seu discurso oficial.Dignidade não existe ali.

Para tratar de sua saúde Dna. Selma procura o SUS (Sistema Único de Saúde),infelizmente é “único” mesmo, é o que os desfavorecidos têm de público em saúde.Porém não funciona direito, principalmente aquele que tem lá no morroem que Dna. Selma mora, muita gente necessita, assim, toda vez que ela aparece para pegar seus remédios, volta para casa decepcionada, estarrecida da tamanha “alavancada”.

Um comentário:

Mario Davi Barbosa disse...

Acredito que os sub-sistemas que foram descritos no textos não podem trazer nada a mais, nada a menos do que o sistema em que eles estão inseridos: o sistema social, que perverso e desigual. Enquanto a ordem social continuar existindo sobre a desigualdade, os seus sub-sistemas, como o jurídico, de saúde, penal, rodoviário, segurança, enfim, reproduzirão a sua ordem, ou seja, o sitema nos tratá a desigualdade perpetrando, assim, o statos quo.